segunda-feira, 22 de junho de 2015

Nutrição Esportiva - Como surgiu a Suplementação

Nutrição Esportiva

A suplementação tem origem a mais de 700 anos antes de Cristo, mais foi aprimorada principalmente na Grécia. É importante conhecer sua história para entender como ela funciona e como pode nos beneficiar e auxiliar a ter uma vida mais saudável e a alcançarmos nosso equilíbrio e bem estar físico.

A História da Suplementação

A nutrição aplicada ao exercício e ao esporte originou-se antes da idade áurea da Grécia. O esforço físico versus alimentação adequada e a saúde faziam parte das preocupações de Sumérios, Egípcios, Chineses, Persas, Indianos, entre outras civilizações.




Galeno (129-201 DC) marcou a história sendo um dos primeiros a definir práticas de saúde, higiene e alimentação em "as leis da saúde: repirar ar fresco, ingerir alimentos apropriados, beber bebidas corretas, exercitar-se, dormir por períodos de tempo suficientes, evacuar uma vez ao dia e controlar as emoções". Produziu inúmeros trabalhos sobre anatomia, fisiologia, nutrição, crescimentos e desenvolvimento, a importância do exercício e sobre as consequências prejudiciais de uma vida sedentária.


Cláudio Galeno
(Cláudio Galeno e um de seus ensaios)


Durante as Primeiras Olimpíadas que ocorreram entre 776 AC e 393 DC, os pedótribas (treinadores ou técnicos particulares) também aconselhavam os atletas sobre a alimentação e exercício. Muitos recomendavam uma alimentação rica em carne, como a dieta consumida por Milon de Crótona cinco vezes campeão Olímpico de luta livre (532-516 AC), supostamente composta diariamente por 9 kg de carne e 9 kg de pão, ou o equivalente a 56.786 Kcal.
Enquanto os pedótribas ensinavam habilidades gerais aos jovens atletas os ginastas (treinadores especializados) instruíam os atletas de elite. Os ginastas eram versados em medicina prática. Os atletas adotavam esquemas rígidos de exercícios, repouso, massagem, banhos e dietas nos meses que antecediam as Olimpíadas e os pedótribas recomendavam grandes quantidades de alimentos. Essa mudança na alimentação dos atletas levou a crença, que persiste até hoje, de que dietas hiperproteicas seriam necessárias para melhorar o desempenho e aumentar o ganho de massa muscular.

Atualmente a Nutrição Esportiva engloba conhecimentos de fisiologia, fisiologia do exercício e nutrição, além de dados bioquímicos e médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário