sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A qualidade do que comemos não determina só a nossa saúde física, mas também a mental

  Uma alimentação rica em gordura, açúcar e comidas processadas aumenta os níveis de ansiedade e de depressão. Estes alimentos só melhoram temporariamente o humor mas depois criam um ciclo de "auto-medicação" com comida pouco nutritiva. O Huffington Post convidou Marlynn Wei, psiquiatra licenciada por Harvard e professora certificada de ioga, para fazer uma lista de alimentos que ajudam a combater a depressão e a melhorar a actividade cerebral.

1. Verduras
A couve e a couve-chinesa (bok choy) contêm ácido fólico, cálcio, magnésio, e vitamina K. O ácido fólico tem sido usado como um suplemento para melhorar a depressão. As verduras possuem também compostos que ajudam o fígado a processar melhor as toxinas. A especialista sugere uma receita para um smoothie verde: uma chávena de couve, meia chávena de espinafres baby, uma banana congelada, um quarto de chávena de mirtilos, uma chávenas de leite de soja ou de amêndoa, um quarto de colher de chá de mel (opcional), e uma colher de chá rasa de manteiga de amêndoa (opcional).


2. Mexilhões e ostras
As ostras e o marisco têm altos níveis de vitamina B12, que é muito importante para os neurotransmissores no cérebro e nos nervos, e cuja ausência podem causar depressão e ansiedade. Encontra-se sobretudo na carne, nos lacticínios e nos ovos. E em suplementos.




3. Peixe e óleo de peixeHá estudos que indicam que o consume elevado de peixe reduz a depressão. Talvez isto se deva ao facto de o peixe ser uma boa fonte de ácidos gordos ómega-3. No caso do consumo de suplementos anti-depressão, os estudos aconselham a ingestão de 1 a 2 gramas diários, de mais ácido eicosapentaenóico (EPA) do que ácido docosahexaenóico (DHA). As grávidas devem ter cuidado com o peixe que comem, para evitar envenenamento por mercúrio (a evitar tubarão, peixe-espada e cavala).


4. Nozes, amêndoas, avelãs
Os frutos secos são uma boa fonte de vitamina E. Um estudo descobriu que a dieta Mediterrânica, com um suplemento de 30 gramas diários de mistura de frutos secos, diminui a depressão.




5. Mirtilos e outras bagas
As bagas, especialmente os mirtilos, protegem o cérebro. Num estudo, ingerir duas porções de mirtilos por semana foi relacionado com uma diminuição do risco de Alzheimer em 35 por cento.





6. Lentilhas, grão-de-bico e feijões
Estes legumes contêm elevados níveis de ácido fólico e de zinco, que são usados, como suplemento, no tratamento da depressão. Para os vegetarianos é importante a ingestão de zinco, já que a absorção deste é reduzida em 50% pelos fitatos que se encontram nas plantas.



7. Chocolate negro e cacau cru
O chocolate negro e o cacau cru (pó dos grãos de cacau antes de serem torrados) contêm polifenóis, um tipo de antioxidante que se encontra nas plantas e que acalma e provoca felicidade. Marlynn Wei sugere uma receita de um smoothie substituto de sobremesa: uma banana congelada, duas colheres de sopa de pó de cacau cru, seis a oito tâmaras, 3 chávenas de água (ou leite de soja ou de amêndoa), e colher de chá de alga Dulse, meia colher de chá de curcuma em pó (opcional).


8. Semente de abóbora
Um quarto de chávena de sementes de abóbora contém quase metade da dose diária recomendada de magnésio, um mineral essencial mineral contra a depressão e a ansiedade. As sementes de abóbora também contêm zinco, ácidos gordos ómega-3 à base de plantas, e triptofano, que ajuda a dormir.



9. Alimentos fermentados e probióticos
Está a ser estudada a ligação entre as bactérias digestivas e o nosso humor. Os alimentos fermentados, como o kimchi coreano (na foto) e o chucrute contêm probióticos, o que se julga que reduz a ansiedade social. Os ratos que consomem probióticos comportam-se como se estivessem a tomar Prozac. Os suplementos de pó probiótico têm demonstrado reduzir os pensamentos negativos durante fases de mau humor.


10. Curcuma
O ingrediente activo na curcuma é a curcumina, um composto anti-inflamatório que se acredita que torna os antidepressivos mais eficazes. Pode ser adicionada ao chá ou aos pratos diários como o chili e os molhos de massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário