quarta-feira, 11 de março de 2015

Como fazer uma Suplementação sem Riscos

Você faz musculação com objetivo de ganhar massa muscular? Então com certeza usa ou já pensou em usar algum tipo de suplemento. Essas substâncias produzidas quimicamente têm a propriedade de completar a ação dos alimentos naturais, dando mais energia, acelerando a recuperação e estimulando o ganho de massa magra.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), o consumo de suplementos cresceu 23% ao longo do último ano no Brasil. Eles são utilizados por pelo menos 40% dos atletas, tanto competitivos quanto recreacionais, muitas vezes em doses superiores às recomendadas. No entanto, por melhor que seja, o suplemento alimentar não é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários à prática regular de atividades físicas, sendo indispensável uma dieta equilibrada. 
Por isso, antes de sair por aí comprando suplementos, é preciso buscar ajuda profissional para saber quais produtos consumir – e o momento e a quantidade certos.“Se for consumido corretamente, o suplemento proteico, por exemplo, aumenta a quantidade de proteínas no corpo que vão se associar às fibras musculares, provocando o ganho de massa magra. Porém, só funciona quando associado à prática de atividade física”, afirma o nutrólogo. “Quem consome esse produto sem nenhuma orientação, pode acabar tendo o efeito contrário e ganhando mais massa gorda, além de ficar suscetível a problemas nos rins e no coração e outros efeitos indesejados, como o suor excessivo, insônia, dor, cansaço e aceleração do batimento cardíaco”, acrescenta. Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, da mesma forma que podem ser benéficos, os suplementos podem fazer mal à saúde se tomados da maneira incorreta. 

Hoje o acesso a suplementos é muito fácil, sendo possível encontrar uma variedade enorme em diversas lojas. “Por causa disso, muitas pessoas passam a consumí-los sem orientação médica. A maioria das pessoas recebem indicação de amigos ou de colegas de academia e acabam consumindo o suplemento de maneira errônea”, alerta Veinert. O nutrólogo explica a finalidade dos suplementos mais procurados pelos atletas e qual o melhor momento para fazer o consumo:

Energéticos
Podem ser usados antes, durante ou após treinos e provas, para repor os estoques de energia e retardar a fadiga. Os energéticos fornecem principalmente carboidratos (pelo menos 75% das calorias) e são encontrados em pó ou gel.

Proteicos
Indicados para completar a ingestão proteica diária, devem ser consumidos logo após o treino, auxiliando na recuperação e ganho de massa muscular. Podem ser encontrados em pó, gel ou barra. Fazem parte do grupo a Whey Protein, a Albumina, a Caseína e o Isolado Proteico de Soja.

Hipercalóricos
Composto de carboidratos, proteínas e lipídios, além de vitaminas e minerais. Encontrados em pó ou líquido, os compensadores devem ser consumidos por atletas que apresentam limitações na dieta.

Repositores
São bebidas esportivas, como isotônicos, e têm como finalidade repor água, eletrólitos e carboidratos de forma mais rápida, evitando a desidratação durante uma atividade intensa/longa.

Aminoácidos
Fazem parte do grupo de suplementos indicados para aumento da massa muscular. A exemplo dos BCAAs, nome dado aos aminoácidos da cadeia ramificada, Leucina, Isoleucina e Valina. Os BCAAs são indicados para recuperação muscular e para exercícios de longa duração ou alta intensidade. A creatina é outro aminoácido muito utilizado na suplementação, podendo ser obtida também através do consumo de carnes. “Estudos mostram que seu uso como suplemento pode auxiliar na melhora do desempenho em exercícios de alta intensidade, além de favorecer uma recuperação mais rápida e contribuir para o aumento de massa muscular e força”, destaca o nutrólogo.

Termogênicos
São ricos em substâncias que aceleram o metabolismo, como a cafeína. Além disso, contribuem para a perda de peso e de gordura corporal.

Polivitamínicos e MineraisIndicado para as pessoas que têm carência em vitaminas e minerais ou não ingerem quantidade suficiente dessas substância em sua dieta.

Acesse e saiba mais: www.multinutri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário